COSTUMA-SE dizer que se eleger senador é um passaporte para o paraíso: o Senado da República. A afirmação se justifica pela estrutura de gabinete, pelo poder do cargo, influência no governo federal e o status que um senador tem. É o maior posto do parlamento. Em 2026, o Maranhão terá duas vagas em disputa e um número considerável de candidatos já conhecidos, e outros que deverão surgir a partir do próximo ano.
A senadora Eliziane Gama (PSD), que atualmente ocupa uma das cadeiras, quer renovar seu mandato e já começou uma verdadeira maratona em busca de apoio. Mas os dados mostram um cenário desfavorável. Eliziane tem a pior avaliação entre os senadores maranhenses, segundo o Ranking dos Políticos 2025. Além disso, perdeu apoio da base evangélica, que foi decisiva na sua eleição em 2018, e está isolada politicamente, sem prefeitos, deputados ou lideranças de peso ao seu lado.
Nos últimos dias, intensificou encontros com prefeitos e prefeitas do Maranhão, eventos que ela mesma batizou de “Encontros com Prefeitos e Prefeitas”, com direito a fotos, discursos e promessas de emendas. Embora o discurso seja institucional, o movimento tem cara, e real objetivo. Mais um mandato.
Eliziane ganhou projeção nacional como relatora da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro, mas dentro do Maranhão, sua atuação no Senado tem sido nada relevante. Agora, tenta recuperar espaço e influência política com a velha fórmula: emendas, visitas a gabinetes municipais e afagos a lideranças do interior.
A movimentação expõe uma disputa que promete ser uma das mais duras dos últimos anos. Weverton Rocha (PDT), também senador, virá para a reeleição. E o União Brasil já cravou os nomes de André Fufuca e Pedro Lucas como seus pré-candidatos ao Senado, numa jogada que pode encurralar os atuais senadores.
Eliziane quer, a qualquer custo, continuar no paraíso. Mas para garantir de novo o assento dourado no Senado, vai precisar mais do que agendas com prefeitos e boas intenções nas redes sociais. A disputa está lançada, e o eleitor maranhense vai cobrar mais do que fotos e promessas.
source https://slzma.com.br/eliziane-quer-a-qualquer-custo-voltar-ao-paraiso/