A secretária de Inovação e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, segue em Israel mesmo após parte da comitiva de autoridades brasileiras já ter deixado o país devido à escalada de tensões no Oriente Médio.
Nas últimas horas, Verônica compartilhou stories em sua conta no Instagram mostrando alertas de emergência emitidos pelo “Comando da Frente Interna” israelense. Os avisos informavam sobre ataque com foguetes e mísseis na região de Beit Berl, onde a secretária se encontra, com o tempo de um minuto e meio para chegar a uma sala protegida. Em seguida, foi publicado um novo alerta informando o fim da ameaça e autorizando a saída do espaço seguro.
Apesar da retirada de parte da comitiva brasileira para a Jordânia, Verônica permanece em território israelense. No entanto, ela afirmou que achou a ideia de sair de Israel por conta própria, e de ônibus, muito arriscada e prefere aguardar que a embaixada israelense garanta as condições ideais para a volta ao Brasil. “Eu vim com todos os recursos pagos pelo governo israelense e só acho justo sair quando a embaixada deles me der todas as garantias de um retorno seguro. Aguardamos até vir outro alerta dizendo que podemos sair”, declarou Verônica. O Ministério das Relações Exteriores negocia com autoridades israelenses e da Jordânia novas estratégias para o retorno dos brasileiros que ainda estão no país.
O Itamaraty reforça que desde outubro de 2023 há um alerta ativo desaconselhando viagens não essenciais a Israel, devido ao risco de confrontos armados.
A situação da secretária é monitorada, e a expectativa é de que nas próximas horas haja novas movimentações para sua retirada.


source https://slzma.com.br/plantao-slzma-secretaria-de-sao-luis-permanece-em-israel-e-publica-alerta-de-ataque-fogo-de-foguetes-e-misseis/