Justamente no mês mais movimentado para o turismo no Maranhão, com as festas juninas atraindo visitantes de várias regiões, um alerta foi emitido sobre a qualidade das águas nas praias da Grande São Luís. De acordo com o mais recente laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), divulgado no dia 6 de junho, apenas 4 dos 22 pontos avaliados estão próprios para banho.
O levantamento, que analisa a balneabilidade das praias, indica que 18 pontos da orla estão impróprios. Ou seja, a maioria das áreas monitoradas oferece riscos à saúde dos banhistas devido à contaminação da água.
As áreas consideradas adequadas para banho estão localizadas nas praias do Calhau e da Ponta do Farol, em São Luís, e na praia do Mangue Seco, no município da Raposa. Os demais pontos impróprios se estendem por praias bastante frequentadas, como São Marcos, do Meio, Olho d’Água, Ponta d’Areia e trechos do próprio Calhau, além das praias do Araçagi, em São José de Ribamar, e Olho de Porco, em Paço do Lumiar.
O alerta da Sema acende um sinal de preocupação, principalmente por ocorrer durante o auge das festas de São João, quando cresce significativamente o número de turistas nas praias maranhenses.
source https://slzma.com.br/em-pleno-sao-joao-maioria-das-praias-da-grande-sao-luis-esta-impropria-para-banho-aponta-laudo/